quinta-feira, 15 de abril de 2010

Clusters de inovação

Um cluster de inovação pode ser definido como uma concentração de empresas interconectadas – incluindo fornecedores, provedores de serviços, universidades, associações de comércio – onde a proximidade entre elas agrega vantagens a todos pela concentração de uma expertise e recursos especializados.

O empreendedorismo é a competência chave dos clusters, pois permite o contínuo crescimento da inovação, comercialização de novas tecnologias, experimentação de novos modelos de negócios e desenvolvimento de novos mercados.

Clusters de inovação são caracterizados por possuir ativos móveis – como dinheiro, pessoas, informação, know-how e propriedade intelectual – que facilitam o surgimento rápido de inovações pela experimentação, formação de ventures e possivelmente o fracasso.

Talvez o cluster de inovação mais notável seja o Vale do Silício situado na Califórnia. As startups e pequenas empresas tecnológicas da “região incubadora” têm necessidades de especialistas como advogados, banqueiros, capitalistas de risco e consultores. Muitas das empresas estabelecidas na região emergiram de pequenas iniciativas empreendedoras. Isto também gera um ciclo virtuoso, pois os profissionais empreendedores que tiveram sucesso em algum momento se tornam investidores ou conselheiros de novos negócios na própria região.

O Brasil também tem iniciativas – ainda que incipientes – nesta direção. Empresas de base tecnológica circundam a região da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O mercado para o desenvolvimento dessas empresas ainda é limitado principalmente porque as iniciativas de capital de risco para alavancar negócios em estágios iniciais são pouco desenvolvidas no país.

Um comentário:

  1. O Ecossistema de Negócios é uma evolução do conceito de clusters e pode ser definido da seguinte maneira: "redes de
    empreendimentos compostas por atores do setor
    privado, do setor público e da sociedade civil,
    localizadas em uma determinada região
    geográfica e que cruzam várias indústrias,
    intercalam vários ramos e agregam várias
    competências. O ecossistema de negócios se
    diferencia de um “cluster” justamente por
    extrapolar um determinado ramo e ter como foco
    principal atender necessidades maiores, que vão
    além de um único setor ou indústria." O Brasil foi um dos pioneiros no uso do conceito através do Concurso de Empreendedorismo Consciente realizado pelo Banco da Amazônia em conjunto com a empresa de consultoria e treinamento Amana-Key.

    ResponderExcluir