segunda-feira, 22 de março de 2010

Anarconomia

Em uma das revistas de 2009 do Copenhagen Institute for Future Studies saiu um artigo sobre o tema “Anarconomia”.
Os autores dizem que nos últimos anos estamos assistindo a uma proliferação de conteúdos e serviços gratuitos de internet. Este conteúdo é criado e distribuído livremente pelos próprios usuários de acordo com princípios anárquicos. Wikipedia, software de código aberto, livros, músicas, filmes e o desenho de produtos. Todos estes são exemplos do que os criadores colocam a disposição de todo o público.

Por que ANARCONOMIA? (anarquia + economia)
- A sociedade em rede tem muitas semelhanças ao ideal anarquista
- O código aberto e todas as aplicações grátis têm um grande valor para o usuário
- As ferramentas que no passado estavam reservados para poucos agora estão disponíveis para todos seja em blogs, no Youtube, Flickr ou Facebook
- Produtos e serviços gratuitos desafiam e competem com os produtos e serviços comerciais
- No futuro, só poderá ganhar dinheiro quem tiver soluções e experiências únicas. O resto, como diz Chris Anderson, será free.

Segundo os autores, no futuro os princípios de anarconomia se moverão da internet ao mundo real e podem alterar radicalmente a economia de mercado.
O princípio fundamental do anarquismo diz que não deve haver nenhuma autoridade central com o poder de impor sua vontade e fazer cumprir as leis. Na mudança, a sociedade estaria organizada por “regras de livre acordo entre os diversos grupos.”

A Wikipedia talvez seja o melhor exemplo atual da filosofia anarquista na Internet. Qualquer um pode editar livremente os artigos dos outros, sempre e quando siga as diretrizes para a apresentação dos mesmos.

O mais interessante é que não há recompensa econômica pela contribuição mas ao mesmo tempo a utilização da enciclopédia é grátis. Quando a Wikipedia entrou no ar, muitos diziam que não iria funcionar. Quem iria contribuir sem ser remunerado? Quem iria utilizar sem nenhum tipo de garantia pela acuracidade e veracidade das informações? A enciclopédia online tem mais de 13 milhões de artigos em dezenas de idiomas e a qualidade e veracidade das informações em geral são boas. A Wikipedia funciona e ao que parece as pessoas estão dispostas a colaborar com os projetos grátis que podem ajudar aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário