segunda-feira, 29 de março de 2010

Crowdsourcing


Crowdsourcing significa pegar uma função que originalmente seria de um funcionário de uma empresa e repassá-la à comunidade ou às multidões. Em alguns casos os voluntários são remunerados quando sua ideia ou projeto são eleitos os melhores, em outros casos não recebem nada por isso. Mesmo assim, muitas pessoas gostam de participar.


A prática do crowdsourcing começa a ganhar adeptos e gerar alguns resultados. Um excelente exemplo é a empresa Local Motors. Qualquer um que se cadastre no site pode participar do processo de design dos carros. A parte mecânica fica com a equipe da empresa.


A foto é um exemplo de criação a partir da prática do crowdsourcing na Local Motors. O design escolhido originou em um esportivo off-road.

Um comentário:

  1. O legal da Local Motors é que eles foram além do simples open innovation e partiram para a execução efetivamente. Em grande parte possibilitado por um modelo de negócio também inovador, bem como por novas técnicas de manufatura que tendem a colocar cada vez mais poder de execução na mão de "pessoas comuns".

    ResponderExcluir