quarta-feira, 24 de março de 2010

Carsharing

Moro em São Paulo e há 2 meses decidi vender meu carro para andar de táxi.

IPVA, seguro, combustível, estacionamento e manutenção são os custos visíveis. Estresse, perda de tempo no trânsito, não poder atender ao telefone, medo de assalto são a parte invisível. Isso sem contar as multas, o risco de você bater em alguém e o dinheiro do carro que pode ser investido em algo mais interessante.

Nunca fui tão feliz em relação ao meu meio de transporte. Moro em uma região central onde há pelo menos uns 10 pontos de táxi a menos de 300 metros. O que eu ouvia no início era que eu era estranha e muito européia, que andar de táxi sai caro. Talvez as pessoas achem caro porque não fazem a conta.

Com certeza há casos em que o carro se faz necessário: quem tem filhos, quem mora longe ou em outra cidade, quem viaja todo fim de semana. Para quem não se encaixa nessas situações, eu recomendo fortemente andar a pé e de táxi. Para quem não se acostumaria a andar com alguém dirigindo para você (um luxo!), existe o carsharing.

Tenho certeza que em pouco tempo São Paulo vai contar com muitos serviços de carsharing – uma excelente alternativa para as grandes cidades principalmente quando unida aos meios de transporte coletivos como o metrô. Por enquanto, a única iniciativa que conheço em funcionamento em São Paulo é a ZazCar. http://www.zazcar.com.br/

Se você tem curiosidade em saber o custo do seu carro, acesse o blog do Henrique Bussacos. Há uma planilha bem simples e didática.

Um comentário:

  1. Muito legal esse serviço de carsharing. Isso me fez lembrar de uma outra ideia interessante, mas que por enquanto acredito que é só ideia (nunca vi ninguém fazendo). Um amigo meu do MBA está fazendo um trabalho com a proposta de um produto chamado ESTACIONAMENTO ÚNICO. A ideia é a pessoa pagar uma mensalidade que dará direito a ela parar em vários estacionamentos espalhados pelas várias regiões de SP. Além disso, haverá estacionamentos cadastrados ao lado das estações de metro o que pode incentivar as pessoas a seguirem de carro até o metro mais próximo e a partir desse ponto usar o metro e deixar o carro estacionado.

    ResponderExcluir