sexta-feira, 19 de março de 2010

Liderança com visão: não adianta apenas gerar idéias

Gerar ideias por toda a organização não é tarefa complicada. Basta fazer um bom plano de comunicação ou fazer um banco de idéias, envolver as pessoas e recompensá-las. Todos querem contribuir e participar.
Mas de nada adianta gerar muitas idéias que serão perdidas pela organização ou não serão implementadas ou não tem nada a ver com os objetivos da empresa. É muito importante que antes de iniciar um processo de geração de idéias a liderança da organização deixe muito clara sua visão. Sua visão de futuro, o que espera das pessoas, aonde quer chegar. Isso é meio caminho andado para um bom processo de geração de ideias. O processo será mais focado, eficiente e orientado pela visão da liderança e da organização.
Se a visão da liderança é dar saltos em direção ao futuro, as ideias devem refletir este intento. Se a visão é melhorar pouco a pouco, a expectativa dos geradores de idéia e empreendedores internos deve estar alinhada a este objetivo para não gerar frustração posteriormente. Neste caso, as ideias devem ser mais incrementais, que proponham uma pequena melhoria dos processos, produtos e serviços.
Nenhum dos cenários acima é melhor que o outro, mais nobre ou mais especial. Como falei no início, se estiver alinhada aos objetivos da organização e da liderança, vai gerar os melhores resultados, não vai gerar frustração nos envolvidos e com certeza a taxa de implementação das idéias geradas será muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário